quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fabricando seu próprio plástico!

       Hoje é impossível viver sem esse derivado do petróleo, o plástico é uma material reciclável que tem baixo custo de produção e esta sendo aplicado em diversos produtos, nos quais se usavam ligas de aço, essa substituição ajuda na degradação do que levaria anos pra ser consumido pela natureza.
       O plástico industrial que na verdade o chamamos de polímeros (termoplástico) é produzido de forma complexa, mas podemos produzir material parecido, de uma forma simples e com baixo, muito baixo custo!
Esse material semelhante ao plástico é feito de leite, com ele você pode confeccionar o objeto que tiver vontade!
Materiais
·         Meio litro de leite
·         Uma colher de vinagre ou limão
·         Um pedaço de pano poroso
·         Uma panela

Procedimento
       Primeiramente, coloque o leite pra esquentar em uma panela. Sem deixar que ele ferva, adicione uma colher de vinagre ou de limão e mexa bem. Você notará o aparecimento de uma substancia branca (caseína) conhecida por “coalho do leite”.
       Coloque os pedaços de pano, que será usado como filtro, na boca de um vidro. Despeje o leite sobre ele e esprema cem com uma colher, para tirar todo o soro. Deverá sobrar no pano apenas a caseína. Coloque numa forma ou modele da forma que desejar, sempre apertando bem. Deixe secar por algum tempo, em seguida seu plástico caseiro já estará pronto!

7 comentários:

  1. Genial, nunca tinha ouvido falar desse modo de fazer "plástico" !
    Parabéns pelo blog, sucesso !

    ResponderExcluir
  2. isso dá certo?? não vai se desmanchar ao contato com a agua? vou fazer o experimento mesmo não levando muita fé. depois digo o resultado.

    ResponderExcluir