sexta-feira, 16 de julho de 2010

Show de espuma.

Com alguns produtos domésticos é possível criar um show de espuma, sendo uma demonstração semelhante ao que acontece com a massa do bolo que fazemos em casa!

Para essa experiência você vai precisar de:
Materiais:
• Copo de 400 mL
• Bandeja
• Colher de chá
Ingredientes:
• Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
• Uma colher de sopa de detergente.
• 180 ml de água.
• 60 ml de vinagre.
• Algumas gotas de corante alimentar (opcional).

Procedimento:
Coloque o copo sobre a bandeja, e acrescente uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de detergente, em seguida adicione 180 ml de água e algumas gotas de corante alimentar (opcional). Agite suavemente a mistura para misturar o conteúdo do copo.
Para produzir a espuma, misture 60 mL de vinagre ao conteúdo do copo, assim imediatamente a espuma surge, derramando sobre o copo!

Entendendo sobre o assunto:
Neste experimento, a efervescência é produzida por uma reação química entre o bicarbonato de sódio e vinagre. Bicarbonato de sódio e vinagre reagem, criando o gás dióxido de carbono. Este gás forma bolhas que estão rodeados pelo líquido. O detergente faz com que as bolhas durarem mais tempo, O volume do gás produzido e preso na espuma é muito maior do que o vidro pode conter, de forma alguma de que derrama sobre a parte superior do vidro.
A reação de bicarbonato de sódio para formar dióxido de carbono é à base do seu uso como um agente no cozimento. Os bolos são espumas sólidas. A espuma é produzida quando as bolhas de dióxido de carbono a partir da reação de bicarbonato de sódio estão presas na massa. Enquanto o bolo assa, a massa seca, e as bolhas de dióxido de carbono formam os buracos no bolo!

5 comentários:

  1. gdjkzdxjkav.jb y t kkknhusz\b7knbyts\mjyy jytbkt

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou na feira de ciências. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Porque quando misturamos detergente,bic bicarbon de sódio e uréia causa uma reação e libera calor na espuma?

    ResponderExcluir
  4. Essa explicação me ajudou no relatorio do meu trabalho

    ResponderExcluir
  5. Minha pequena cientista adorou essa experiência. ;)

    ResponderExcluir