sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sugando a água.

Esse experimento que tende um pouco mais a física, mostra que é possível fazer a sucção de água, ou outro liquido pra interior de um frasco, tudo isso sem nenhum esforço! Assim explicando o comportamento dos gases.

Materiais:
• Recipiente de vidro (de preferência daqueles potes de azeitona 500g)
• Prato de vidro
• Vela pequena
• Água

Procedimento:
Fixe a vela acesa no meio do prato de vidro, adicione água ao prato, de maneira que tenha em media 1 cm de profundidade.
Antes de colocar o pote sobre a vela, deixe-o de forma que a ponta da vela esteja dentro dele aquecendo seu interior, após 1 minuto de aquecimento e mantendo a mesma posição, tampe a vela acesa sem pressionar o pote sobre o prato com água. observe a reação!

Entendendo melhor o experimento:
O ar quente vai perdendo energia térmica para a água gradualmente. O resfriamento provoca a "queda" de pressão interna. A água é pressionada para dentro do pote pela pressão atmosférica. Quanto Mais tempo passar, mais água entrará no pote.


O oxigênio vai sendo "consumido" até a extinção da chama. Cessada a fonte de calor o processo de resfriamento do ar fará diminuir o volume do gás dentro do pote. Reduzido o volume, a água pode ocupar o espaço anteriormente ocupado pelo ar aquecido.

Um comentário:

  1. Água seria um material, um reagente ou um catalisador? E por quê?

    ResponderExcluir